Entrevista: Angela e Juliano - 02/08/2010


Davi: bom dia. Estamos aqui hoje na escola Deputado Salim Sedeh, para entrevistar, a senhora Angela e o senhor Juliano, hoje é segunda-feira, dois de agosto de dois mil e dez, às dez e cinqüenta da manhã, aqui estão Matheus, Márcio, Rafael, Lisiane, Vanessa, Débora e Bruna. Há quanto tempo você está na escola?

Angela: quinze anos.

Juliano: sete anos.

Davi: o que mudou na escola desde que você entrou?

Angela: varias coisas, como exemplo o número de alunos porque a escola passou por uma ampliação de cursos, houve ingresso de mais cursos técnicos e mais oitenta vagas para o ensino médio.

Davi: no começo eram quantos cursos?

Angela: no começo era integrado o técnico junto com o ensino médio (processamento de dados). No primeiro ano uma classe, no segundo duas classes e no terceiro ano três classes no período da manhã e noite.

Juliano: tem até hoje no Centro Paula Souza integrado ainda.

Angela: posteriormente ampliou para Ensino Médio (40 vagas manhã), Informática (80 vagas – tarde e noite), Administração (80 vagas – tarde e noite), Comunicação Visual (80 vagas – tarde e noite) e Marketing (40 vagas – noite).

Juliano: exatamente e Informática para Internet.

Davi: há algum fato marcante que você presenciou e lembra até hoje?

Angela: vários fatos marcantes, mas o principal é o relacionamento carinhoso e o respeito que temos com os alunos e vice-versa. O forte vinculo afetivo que eles têm com a escola sempre procurando a partir dos projetos ajudar a escola e com isso os professores e a comunidade. Os projetos de ações e cidadania e o de parte de comunicação ajuda muito a todos, todos ganham e crescem com isso, professores, alunos, funcionários e a comunidade que estão envolvidos. O relacionamento é o mais marcante, a escola fica mais prazerosa. A época em que estava com os alunos gostava muito de trabalhar com eles, é como um paraíso, e espero que continue sempre assim, essa é a preocupação maior e que esse ambiente bom permaneça por muitos anos nessa escola.

Juliano: bom, a semana de administração, com a noite dos presidenciáveis, com personalidades do meio empresarial, como presidente da coca-cola, presidente da Seller, presidente da Braspress, isso tudo numa noite, isso foi uma construção do professor Adão Baccarin que marcou muito a escola. Também a primeira apresentação de TCC de design gráfico que tem projetos que rondam o Centro Paula Souza, o estado inteiro até hoje, foi a primeira apresentação, obteve uma qualidade excelente, que foi responsabilidade do professor Luis Fernando Beck.  E as semanas, a semana de administração, de informática, comunicação visual, e a de marketing.

Davi: cite uma pessoa de fundamental importância para o desenvolvimento da Escola Técnica.
Angela: uma só?

Davi: pode ser várias, aquelas que você acha importante.

Angela: no inicio da escola, que foram os desbravadores, houve uma pessoa que trabalhou muito. Raquel, ela era coordenadora de informática e ficava junto com o diretor, na época Nilson Sanches, foi muito para São Paulo, foi ela que levantou essa escola. Hoje ela trabalha na Espanha. E depois dando continuidade também nesse serviço veio a diretora (hoje supervisora) Maria Aparecida de Azevedo Martins que, com seu trabalho íntegro sempre nos ensinou algo de proveitoso.

Juliano: eu acredito assim, a força da escola é uma equipe muito unida e a Dona Maria Aparecida, a Andrea Correa e a Patrícia Tost, então são os três pilares da escola que não tem tempo, não tem horário, não tem nada, conhece muito a escola, então acho que elas, nesse tempo, até pelo tempo que elas estão aqui, construíram muito, até a ampliação, que foi trabalho das três contando com o apoio do marido na dona Cidinha, Carlos Martins, com o marido da Patrícia, o Daniel Tost, trabalharam as férias inteiras para conseguir a ampliação do prédio através das plantas, de todo os cronogramas que exigiam a obra então, isso é um dos resultados do trabalho de mais de dez anos, que elas estão aí.

Davi: você trabalha em outra escola? Existem grandes diferenças entre a escola que você trabalha ea ETE?

Angela: trabalho em outras escolas; a diferença existe. Não há o mesmo vinculo afetivo.

Juliano: é tem as diferenças, mas nós temos o privilegio de ser uma escola menor e ser um grupo muito unido e que está aqui há mais tempo, então isso favorece muito o trabalho nosso, mas tem as diferenças sim.

Davi: poderia citar quais?

Juliano: podemos ver pelos indicadores das escolas, o resultado no ENEM, resultado nos vestibulares, a escola técnica está muito bem então, quer dizer, isso faz parte do nosso trabalho.

Davi: qual é a sua opinião em relação as notas no ENEM com o aumento de 40 para 120 alunos?

Angela: é que os alunos tenham uma boa pontuação no ENEM. Penso que não haverá diferença, pois o trabalho comprometido da equipe escolar continua o mesmo.

Juliano: não é a colocação, mas a pontuação, a escola tá bem pontuada, eu acredito, que continue nessa pontuação, e assim, é que falam, trabalhou quarenta, mas a escola aumentou de quarenta para cento e vinte, mas a escola foi muito feliz também porque aumentou o número de professores e esses professores conseguiram captar o clima da escola também, essa vontade, essa paixão pela escola, e a qualidade, eu acredito que está sendo a mesma, então eu acredito que vai ser uma boa pontuação sim.

Davi: há algo que a professora deseja contar para o nosso projeto?

Angela: em mil novecentos e noventa e seis, houve o primeiro evento para a comunidade e a adesão foi muito baixa, pois a escola ainda não era conhecida. Foi com as feiras de ciências que a escola tornou-se conhecida.

Davi: já teve algum tipo de problema entre professores?

Angela: sempre tem, isso é convivência, o saber conviver é algo assim, difícil mas que agente vai conquistando.

Davi: mas e lá atrás?
Angela: não tinha problemas de relacionamento, pois não havia convivência apenas entre os professores, o professor dava aula e ia embora. Existem as diferenças que são normais e cabe a nós aprender com elas, respeitando as diferenças é o saber conviver.

Davi: eu queria agradecer a participação da professora Angela e do professor e muito obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário